Geralmente, todos nós tendemos a nos concentrar em alimentos com menos calorias, voltados para a perda de peso, é igualmente importante nos concentrarmos em nosso cérebro também. O cérebro é o epicentro do corpo. Ele comanda os órgãos para funcionar bem. Por isso, é vital incluir algumas coisas saudáveis na dieta, para nutrir o cérebro e manter as doenças cognitivas afastadas.
Salmão
O salmão é uma excelente escolha quando se procura alimentos saudáveis em uma dieta. De acordo com a Science, nosso cérebro é feito de gordura, que é cerca de 60%, onde metade da gordura inclui ácidos graxos ômega-3. Aparentemente, este peixe contém a maior quantidade de ácidos graxos ômega-3, e é por isso que está no topo da lista. É uma grande fonte de vitamina D, que ajuda na redução de quaisquer distúrbios cognitivos ou mentais, como a depressão. Também aumenta a memória.
A pesquisa indica que a ingestão regular de peixe produz mais células nervosas, o que melhora suas habilidades cognitivas, como tomada de decisão, controla emoções e memória. Existem alguns outros tipos de peixes também, que são ricos em ácidos graxos ômega-3, como atum, arenque, cavala.
Café
Se você está se perguntando se o café contém muita cafeína, como isso pode ser benéfico para minha saúde mental? Você ficará feliz em saber que a cafeína e os antioxidantes presentes no café podem ter alguns efeitos positivos em seu cérebro.
- Melhora a concentração: Foi realizado um experimento para estudar o efeito da cafeína em nosso cérebro e como ela ajuda a melhorar a concentração em testes cognitivos. Acontece que a cafeína ajuda a melhorar o estado de alerta e a concentração a curto prazo.
- Atua como um regulador de humor: Ajuda a melhorar o humor, aumentando os níveis de hormônios felizes no corpo, como a dopamina. Ele permite que esses neurotransmissores regulem o humor.
O consumo regular de café também reduz os riscos de contrair doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer, pois o café contém um alto nível de antioxidantes.
Nozes
As nozes contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3, vitamina E e antioxidantes, que são uma ótima fonte para combater a depressão e reduzir o risco de outras doenças cognitivas. Melhora o funcionamento cognitivo do cérebro em adultos. Amêndoas ajudam na produção de dopamina, que regula o humor. Todas as nozes são ótimas para o cérebro.
Brócolis
Brócolis contém um alto nível de antioxidantes. É rico em vitaminas, especialmente vitamina K, que melhora a memória e a cognição. Além disso, protege o cérebro de qualquer dano devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Amoras
Os mirtilos são benéficos para a saúde e especialmente para o cérebro. Eles possuem algumas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido a um composto chamado antocianinas. Os antioxidantes ajudam no combate às doenças neurodegenerativas e ao envelhecimento cerebral devido às suas propriedades e previnem a inflamação. Eles também se acumulam no cérebro, o que ajuda a melhorar a comunicação entre as células. A pesquisa diz que aumenta a memória e os processos cognitivos em adultos.
Você poderia ter um smoothie ou cereal coberto com mirtilos como seu café da manhã. Pode ser uma ótima opção!
Ovos
Os ovos podem ser uma ótima opção para melhorar a saúde mental, pois são ricos em nutrientes como Vitamina B6 e Vitamina B12, Colina e Folato. A colina ajuda nosso corpo a criar acetilcolina, que ajuda na regulação do humor e melhora a memória. Nunca ignore as gemas, pois são a melhor fonte desse nutriente. A vitamina B fornece vários outros benefícios para as células cerebrais, como a redução do nível de homocisteína (um aminoácido), o que reduz os riscos de propensão à demência e Alzheimer em adultos.
Chocolate escuro
Pode ser mais interessante? O chocolate amargo é carregado com toneladas de compostos que estimulam o cérebro devido à presença de 80% de cacau, que é o ingrediente mais benéfico nele. Além disso, é feito de cafeína, flavonoides. Os flavonoides são antioxidantes que melhoram a capacidade mental, o humor e ajudam a combater doenças cognitivas relacionadas à idade em adultos. Um estudo diz que as pessoas que comem chocolate amargo com frequência têm melhores habilidades cognitivas. No entanto, tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde, nunca coma demais!
O take-away
Lembre-se de que frutas, vegetais, nozes e outros nutrientes podem ajudar seu cérebro a melhorar a memória, as habilidades cognitivas e o humor, mas o aumento do consumo de alimentos piores pode ser prejudicial à saúde, o que é subjetivo. É importante fazer sua própria pesquisa para obter benefícios suficientes. Da próxima vez que for às compras, tente incluir esses nutrientes.
Qual alimento você consideraria para melhorar a saúde do seu cérebro e por quê? Diga nos na seção de comentários abaixo!
Biografia do autor:
Aayushi é redatora de conteúdo da F and B Recipes. Quando não está escrevendo, ela pode ser encontrada criando uma lista de “coisas que me deixam feliz” ou criando nomes criativos para blogs de culinária.
Alças de mídia social:
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/f-and-b-recipes/
Pinterest: https://www.pinterest.co.uk/FandBRrecipes/
Facebook: https://www.facebook.com/F-and-B-Recipes-100232271852184
Twitter: @FandBRrecipes
Instagram: https://www.instagram.com/fandbrecipes/
Referência:
- https://www.icanotes.com/2018/04/04/10-foods-that-boost-mental-health/
- https://www.healthline.com/nutrition/11-brain-foods
- https://www.sutterhealth.org/health/nutrition/eating-well-for-mental-health
- https://www.verywellmind.com/foods-for-a-better-mood-89889