Em um mundo onde o estresse e a ansiedade parecem espreitar em cada esquina, não seria maravilhoso se pudéssemos encontrar um pouco de alívio nos alimentos que comemos? Imagine ter um estoque secreto de superalimentos que não apenas satisfazem suas papilas gustativas, mas também fazem mágica em sua mente. Incorporar certos alimentos em sua rotina diária pode fornecer nutrientes e compostos essenciais que promovem o relaxamento, reduzem o estresse e aumentam o bem-estar geral. Vamos explorar esses superalimentos para reduzir a ansiedade.
Como os superalimentos podem ajudar a reduzir a ansiedade?
Quando a Health Shots procurou o especialista em fitness e nutrição Rohit Shelatkar, ele explicou que o estresse e a ansiedade são causados pelo aumento da produção de cortisol nas pessoas. Durante esses momentos, as pessoas costumam comer quantidades excessivas de alimentos industrializados, doces e salgados. Embora esses alimentos com alto teor de gordura possam melhorar temporariamente nosso humor e estimular os centros de prazer de nossos cérebros, eles acabam causando mais mal do que bem e aumentam nossa suscetibilidade a estados depressivos e ansiosos. “Cafeína, carnes processadas e alimentos ricos em açúcar podem aumentar os níveis de cortisol e piorar os sintomas de ansiedade”, diz Shelatkar. Além de proteínas, vitaminas, existem alguns superalimentos que ajudam a reduzir a ansiedade e problemas de muitos corpos, como estresse, depressão e fadiga.

Superalimentos para reduzir a ansiedade
1. Mirtilos
Os mirtilos não são apenas deliciosos, mas também repletos de antioxidantes, principalmente antocianinas, que demonstraram ter efeitos redutores do estresse. Esses antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação, ambos associados a transtornos de ansiedade. Um estudo publicado no Journal of Nutritional Science mostrou que a suplementação de mirtilo melhorou o humor e reduziu os sintomas de depressão e ansiedade em adultos jovens. Adicionar um punhado de mirtilos à sua dieta diariamente pode fornecer um impulso natural à sua saúde mental.
2. Salmão
Peixes gordurosos como o salmão são ricos em ácidos graxos ômega-3, particularmente EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico). “As gorduras ômega-3 estão ligadas à melhora do estresse oxidativo e ao controle da ansiedade, melhorando as funções cerebrais”, diz Shelatkar. Consumir salmão regularmente pode fornecer uma fonte natural desses ácidos graxos ômega-3 e contribuir para um estado de espírito mais calmo. Nozes e sementes de linhaça também são uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e podem ser adicionados à dieta para reduzir a ansiedade.

3. Bananas
As bananas são uma boa fonte de magnésio. Um estudo de 2004 publicado no European Journal of Clinical Nutrition sugeriu que a suplementação de magnésio pode melhorar o humor. Uma banana grande contém 37 mg de magnésio, que ajuda na redução da pressão arterial. “A banana ajuda a manter uma frequência cardíaca mais baixa e também ajuda a controlar a ansiedade, inquietação e alterações de humor”, diz Shelatkar.
4. Carboidratos complexos
O especialista em nutrição explica que os carboidratos complexos de grãos integrais evitam que você se sinta mal, fornecendo uma liberação lenta de energia na corrente sanguínea. Sabe-se que os carboidratos no cérebro aumentam os níveis de serotonina, às vezes chamados de “hormônio da felicidade”. Para manter sua energia e felicidade, certifique-se de que cada refeição significativa seja espaçada e contenha aveia, trigo integral, quinoa, cevada ou outros grãos integrais.
5. Frutas cítricas
As maiores concentrações de vitamina C podem ser encontradas nas frutas cítricas, que também auxiliam no controle do estresse. “Foi demonstrado que a vitamina C diminui o estresse emocional e físico, provavelmente diminuindo os níveis de cortisol”, diz Shelatkar. O hormônio cortisol, também conhecido como o hormônio ‘Fight or Flight’, é liberado quando sob estresse e tem sido associado a uma série de distúrbios médicos.

Leia também: Do mau humor à pele pálida, a deficiência de vitamina C pode levar a tudo isso e muito mais
6. Feijões e leguminosas
Uma revisão sistemática publicada na Nutrients em 2017 avaliou o impacto do consumo de leguminosas nos marcadores de saúde mental. A revisão indicou que o consumo de leguminosas pode ter um efeito positivo na redução da ansiedade e melhora do humor devido à sua composição nutricional. Grão de bico, lentilha, feijão e outras leguminosas contêm antioxidantes, vitamina B6 e magnésio. Eles podem ser usados como uma alternativa à carne vermelha em refogados e refogados porque são fontes de energia ricas em proteínas.
Embora os alimentos por si só não curem os transtornos de ansiedade, incorporá-los à sua dieta pode ser uma adição valiosa à sua estratégia geral de controle da ansiedade. Lembre-se de consultar um profissional de saúde para obter uma abordagem abrangente para controlar a ansiedade, mas não subestime o poder de nutrir seu corpo com esses superalimentos que reduzem a ansiedade. Cuidando da sua alimentação e adotando um estilo de vida holístico, você pode dar passos significativos para alcançar um estado de espírito mais calmo e equilibrado!