Quem não gosta de devorar um prato de chatpata picante e salgado? E quem pode esquecer o delicioso prato doce que todos comemos em todas as refeições? Bem, o coração quer o que quer, mas é saudável para o seu coração? Nas últimas décadas, a pesquisa mostrou cada vez mais que uma dieta rica em sal e açúcar pode prejudicar seu coração e colocá-lo em risco de várias doenças cardiovasculares. Pelo bem do seu coração, vamos descobrir se o açúcar e o sal são bons para o seu coração ou não!
A Health Shots pediu ao Dr. Mohit Tandon, consultor cardiologista não invasivo do Fortis Escorts Hospital, Okhla, Nova Delhi, para entender como o açúcar e o sal são ruins para o coração.
Por que o açúcar faz mal ao coração?
Os açúcares naturais podem não ser tão ruins para você quanto o açúcar processado ou mesmo os adoçantes artificiais. Já ouviu falar de açúcares adicionados em alimentos processados? Bem, seus junk food favoritos – refrigerantes, sucos de frutas processados, biscoitos, doces, bolos – contêm açúcar adicionado que pode levar a vários problemas de saúde.

Citando um estudo de 2014 publicado na revista JAMA International Medicine, o Dr. Tandon afirma que as pessoas que consumiram 17-21 por cento das calorias de açúcares adicionados eram mais propensas a morrer de uma doença cardíaca do que aquelas que não o faziam. “Então, quanto mais açúcares adicionados você consumir, maior o risco de ter uma doença cardíaca”, diz o especialista.
O açúcar pode não afetar seu coração diretamente, mas pode afetá-lo indiretamente, aumentando o risco dos seguintes fatores de risco, acrescenta o especialista. Os açúcares em excesso na sua dieta são metabolizados pelo fígado e convertidos em gorduras, que ao longo de um período podem levar ao fígado gorduroso e à obesidade, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
O excesso de açúcares em sua dieta é uma maneira fácil de ganhar peso. Açúcares adicionados são carboidratos simples que são digeridos facilmente. Bebidas açucaradas, como refrigerantes e refrigerantes, não saciam tanto quanto as sólidas e, portanto, não satisfazem ou desligam seu sistema de apetite como uma dieta rica em proteínas, gorduras ou fibras.
O excesso de açúcares adicionados também pode promover inflamação crônica e aumentar a pressão arterial, o que, a longo prazo, aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Como o sal afeta seu coração?
Por sal, queremos dizer sua ingestão de sódio. Embora o sódio seja um mineral essencial necessário para manter a saúde geral, muito dele pode ser problemático não apenas para o coração, mas também para o corpo. Tandon diz que 1500 mg de sódio por dia é mais do que suficiente para um adulto atender às suas necessidades diárias de sódio. De acordo com a Foods Safety and Standards Authority of India, a ingestão de sódio deve ser inferior a 5 gramas por dia. Além disso, o sal não é a única fonte de sódio. Pão, pizza, sanduíches, carnes frias, sopas, salgadinhos, aves, queijos, omeletes e outros alimentos do dia a dia contêm muito sódio.
Leia também: Aqui estão 8 truques legais prescritos por um nutricionista para reduzir a ingestão de sal

O sódio é regulado pelos nossos rins. Consumir muito sódio faz com que seu corpo retenha mais água, mantendo sua concentração normal. Isso leva a um aumento no volume total de sangue, fazendo com que o coração trabalhe mais, aumentando assim os níveis de pressão arterial e o estresse nas artérias. A longo prazo, leva à hipertensão, o que aumenta ainda mais o risco de doença cardíaca. Portanto, você pode se sentir inchado e ter pés e tornozelos inchados, explica o Dr. Tandon. Embora uma alta ingestão de sal possa aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas, a baixa ingestão de sódio também pode aumentar o risco de pressão arterial baixa.
Deve-se lembrar que o aumento da ingestão de sódio pode ter efeitos variáveis em diferentes indivíduos. Alguns indivíduos que podem ser ‘sensíveis ao sal’ apresentam um aumento maior da PA em comparação com aqueles que não são, explica o médico.
Sal x açúcar: qual é pior para o coração?
Muito açúcar em seu sistema pode torná-lo obeso, empurrá-lo para o diabetes e promover a aterosclerose, o que aumenta significativamente o risco de desenvolver doenças cardíacas. Por outro lado, o excesso de sódio pode aumentar os níveis de pressão arterial, colocando você em risco de doença cardíaca.

Quer você coma muito açúcar ou muito sal, ambos podem aumentar o risco de doenças cardíacas. Se você gosta de alimentos salgados ou açucarados, você deve comê-los com moderação. Da próxima vez que você pensar em consumir muito sal e açúcar, pense em quanto você está aumentando o risco de desenvolver doenças cardíacas.
A chave para um coração saudável é comer uma dieta rica em potássio e pobre em sódio. Incluir alimentos como alimentos integrais (cereais), vegetais e frutas pode ajudar a aumentar o risco de doenças cardíacas. Outra boa prática seria ler os rótulos dos alimentos e procurar especificamente por sódio e açúcares adicionados para evitar esses produtos. Certifique-se de acompanhar a ingestão de sódio e sal.