A forma mais comum de tratamento ortodôntico para corrigir dentes sobrepostos é o tradicional aparelho de metal, que consiste em aparelhos de metal e fios presos aos dentes, que puxam os dentes para uma posição mais reta.
Mas um dos problemas comuns com os aparelhos de arame tradicionais é que, não importa o quão bem eles sejam feitos, certos comportamentos podem causar a quebra do fio de metal ou do bráquete.
Antes de falarmos sobre o que você deve fazer quando o bráquete de metal quebrar, vamos passar brevemente por alguns comportamentos que podem fazer com que o fio de metal/bráquete se solte ou se solte:
- Não personalizar sua rotina de higiene bucal para se adequar ao seu aparelho : Escovar os dentes de forma grosseira e vigorosa ou usar fio dental incorretamente pode fazer com que o aparelho se solte. Cutucar os dentes com um palito também pode causar a quebra de bráquetes e fios soltos.
- Comer todos os alimentos errados: Há uma razão pela qual você não pode comer alimentos como balas duras, caramelo pegajoso ou pipoca quando estiver usando aparelho ortodôntico. Eles podem ficar presos em seus fios e fazer com que quebrem.
- Praticar esportes sem protetor bucal: Se você pratica esportes de contato, seus bráquetes e fios metálicos podem se soltar.
O que você deve fazer quando seus bráquetes quebram? Você precisa ter certeza de tomar as medidas adequadas para consertar seu aparelho, não importa qual seja a causa:
- Marque uma consulta com seu ortodontista
- Avalie o dano
- Verifique novamente todos os fios
- Até Você Visitar o Ortodontista
Etapa 1: marque uma consulta com seu ortodontista
Seu ortodontista deve ser imediatamente alertado sobre a quebra de seus bráquetes. Portanto, marque uma consulta com seu ortodontista o quanto antes.
Passo 2: Avalie o Dano
Dê uma boa olhada no seu suporte e avalie o que há de errado com ele. Primeiro, você precisa ver se o fio ainda está preso ao suporte. Se estiver saindo, pressione-o de volta na posição com um cotonete. Você pode usar cera dental para segurar o fio em sua boca até que você possa consultar seu ortodontista.
Se algum fio saliente não puder ser recolocado, use tesouras pequenas ou cortadores de unha para cortar os fios o mais próximo possível dos dentes e cubra a área com cera dental. Se for um bráquete de metal que se soltou, você pode removê-lo e levá-lo ao ortodontista para recolocá-lo.
Etapa 3: verifique novamente todos os fios
Verifique novamente se todos os fios metálicos de seus aparelhos estão bem presos aos bráquetes dentários de metal.
Etapa 4: até você visitar o ortodontista
Como você pode não conseguir uma consulta com seu ortodontista imediatamente para consertar seu aparelho, você precisa desenvolver uma rotina de cuidados.
- Lave a boca regularmente com água salgada para ajudar a curar as feridas na boca ou abrasões que os fios quebrados podem causar.
- Coma alimentos macios como ovos cozidos, sopa ou iogurte para evitar mais danos ao seu aparelho.
O conselho mais importante de todos: não entre em pânico – um bráquete quebrado não significa o fim desastroso do seu tratamento ortodôntico. É um obstáculo menor, que você pode resolver facilmente visitando o ortodontista para consertar o aparelho. Uma vez feito isso, você está de volta em sua jornada para dentes mais retos.
Biografia do autor:
Dr. Satish Pai é um ortodontista e um dentista treinado na Ivy League que foi e atuou como professor na Universidade de Columbia. Ele acredita que um sorriso perfeito não apenas faz uma pessoa parecer ótima, mas também faz com que ela se sinta bem. Como fundador da Putnam Orthodontics e sócio da Brite Orthodontics, ele se dedica a oferecer os melhores tratamentos ortodônticos a seus pacientes. Ele também escreve para educar as pessoas sobre tudo sobre ortodontia e a importância de dentes alinhados corretamente junto com uma boa saúde bucal. Em seu tempo livre, você pode encontrá-lo jogando golfe, fazendo ioga ou surfando e passando tempo com sua família.