Dar e receber feedback é parte integrante de cada ciclo de avaliação no trabalho anualmente. Em um ambiente de trabalho saudável, o feedback é compartilhado em intervalos regulares. Mas as conversas podem até azedar se a crítica for vingativa em vez de construtiva ou se o feedback não for levado em consideração. Seja para crescer pessoal ou profissionalmente, saber lidar com críticas construtivas é muito importante. Quase pode fazer você ou quebrar você.
A avaliação anual de desempenho no trabalho é um exercício destinado a fornecer feedback para ajudar funcionários e gerentes a melhorar e desenvolver suas habilidades. Embora antecipar a experiência possa causar ansiedade de avaliação em algumas pessoas, especialmente aquelas com um chefe tóxico, aqui está algo para acalmar seus nervos!
“Quando aproveitada de forma eficaz, a crítica construtiva pode levar a avanços inovadores, novas oportunidades e uma vida mais gratificante. Isso nos ajuda a reconhecer áreas de melhoria, desenvolver novas habilidades e nos tornar indivíduos mais eficientes e competentes. Aprender a receber e assimilar esse tipo de feedback é necessário para todos, pois abre caminho para o crescimento, a mudança e o sucesso”, diz o life coach Dr. Chandni Tugnait, fundador e diretor – Gateway of Healing, à Health Shots.
Podemos gostar ou não, mas receber críticas construtivas cria autoconsciência e incentiva o aprendizado contínuo. Também nos ajuda a explorar novas perspectivas, identificar pontos cegos e modificar nossa abordagem.

Diferença entre feedback negativo e crítica construtiva
De acordo com o Dr. Tugnait, o feedback negativo costuma ser vago, subjetivo e focado em ataques ou deficiências pessoais, sem oferecer orientação para melhorias. Por outro lado, a crítica construtiva é específica e mensurável, acionável, com sugestões diretas de melhoria, destacando pontos fortes e áreas de crescimento.
Benefícios da crítica construtiva no trabalho
Receber feedback acionável de seu gerente ou empregador pode ajudar muito a melhorar sua produtividade no trabalho. Mesmo eles devem estar cientes e investir na importância de funcionários felizes. Então, aqui estão as diferentes maneiras pelas quais a crítica construtiva pode ser boa!
* Promove o autoaperfeiçoamento e o desenvolvimento de habilidades
* Incentiva a comunicação aberta e promove relacionamentos eficazes
* Ajuda a descobrir pontos cegos no desempenho e comportamento
* Permite-nos aprender com as perspectivas e experiências dos outros
* Facilita a mudança e impulsiona a inovação
Leia também: Adora odiar seu chefe? 6 maneiras de lidar com um chefe difícil no trabalho

Dicas para lidar com críticas construtivas no trabalho
Estar presente no momento em que você recebe feedback de desempenho não é suficiente. Participar da experiência e garantir que haja sugestões para você quando se sentar à mesa com seu gerente o ajudará a receber críticas construtivas de forma positiva.
Vamos dar uma olhada em algumas das principais dicas do Dr. Chandni Tugnait sobre como lidar com críticas construtivas.
1. Ouça ativamente
Preste muita atenção à pessoa que está dando o feedback, evite interromper e peça esclarecimentos quando necessário. Ouvir ativamente demonstra que você valoriza a opinião deles e está aberto para entender a perspectiva deles.
2. Mantenha a mente aberta
Reconheça que sempre há espaço para melhorias e que o feedback pode ser uma fonte valiosa de aprendizado. Mantenha seu ego sob controle e evite ficar na defensiva ao receber críticas.
Leia também: 5 maneiras de parar de ficar na defensiva e se comunicar melhor
3. Reflita sobre o feedback
Reserve um tempo para considerar a validade e o valor potencial do feedback. Avalie como isso se alinha com seus objetivos, se identifica áreas de melhoria e se vem de um ponto de vista bem informado.

4. Crie um plano de ação
Identifique passos e metas concretas em resposta às críticas recebidas. Um plano de ação permite que você implemente o feedback, responsabilize-se e acompanhe seu progresso em relação à melhoria.
5. Agradeça ao seu crítico
Expresse gratidão pelo feedback, independentemente de você concordar com ele ou não. Um simples “obrigado” pode promover um diálogo saudável, manter relacionamentos positivos e encorajar contribuições futuras.
Lembre-se, abraçar a crítica construtiva catalisa o progresso nas aspirações de carreira e promove a autoconsciência, a adaptabilidade e a resiliência.