Manter a higiene das mãos em dia é fundamental para evitar a propagação de micróbios e diminuir o risco de doenças. Nossas mãos entram em contato com diferentes superfícies e artigos ao longo do dia. Essas superfícies podem ser infectadas por micróbios e organismos microscópicos. Saber como manter a higiene das mãos pode ajudar bastante na eliminação desses micróbios e na redução do risco de infecção.
A importância de lavar as mãos é enfatizada há anos, mas a disseminação sem precedentes do Covid-19 tornou-se um lembrete importante de por que isso é indispensável. A Health Shots contatou o Dr. Sanjay Gupta, Consultor Sênior de Medicina Interna, Paras Healthcare, Gurugram, para entender algumas dicas para manter a higiene das mãos.

Siga estas dicas para manter a higiene das mãos
Assim como atendemos às necessidades de nosso rosto, corpo e cabelo, também precisamos cuidar de nossas mãos. Aqui estão algumas das dicas que você deve ter em mente para manter as mãos limpas e higiênicas.
1. Lave as mãos
Isso soa muito clichê, mas é a verdade. “Lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos é inegociável, principalmente quando você esteve em algum lugar ao ar livre ou depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz”, compartilha o especialista. Basta ter um pouco de cuidado para não desperdiçar água em excesso. Lembre-se também de que a lavagem excessiva das mãos pode afetar sua pele.
2. Use um desinfetante para as mãos
O coronavírus aumentou a venda de desinfetantes para as mãos aos trancos e barrancos. É uma ferramenta útil para manter as mãos limpas a qualquer hora e em qualquer lugar. Sempre tenha um desinfetante à base de álcool que contenha pelo menos 60% de álcool à mão, pois ele o ajudará quando água e sabão não estiverem prontamente disponíveis.
3. Evite tocar o rosto constantemente com as mãos sujas
Manter as mãos devidamente lavadas e limpas antes de realizar qualquer atividade, como comer ou aplicar cuidados com a pele, também é muito importante. “Tente não tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas, pois são portas de entrada para germes”, diz o especialista. Mãos sujas são um terreno fértil para diferentes germes e bactérias. Você deve evitar tocar nos principais pontos de entrada de germes com essas mãos.
Leia também: 5 passos para lavar as mãos corretamente para impedir a propagação de doenças

3. Mantenha as unhas aparadas
Unhas compridas podem abrigar germes e bactérias que podem causar doenças, portanto, mantenha-as aparadas e limpas. Você também pode esfregar a parte de baixo das unhas com água e sabão toda vez que for lavar as mãos. Além disso, mantenha suas ferramentas de limpeza de unhas limpas antes de qualquer uso.
4. Cubra sua tosse e espirros da maneira correta
O Dr. Gupta diz: “Use um lenço de papel ou a dobra do cotovelo para cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar para evitar a propagação de germes para outras pessoas”. Como cidadãos responsáveis e instruídos, devemos garantir que não transmitimos nossa infecção a outras pessoas. Se tossir ou espirrar na palma da mão, lave as mãos antes de fazer qualquer outra coisa.
5. Limpe e desinfete objetos tocados com frequência
Limpe e desinfete regularmente objetos e superfícies tocados com frequência, como maçanetas, interruptores de luz e teclados. Isso ajudará você a manter uma melhor higiene das mãos.
A última palavra
Devemos sempre lembrar que uma boa higiene das mãos é essencial para nos mantermos saudáveis e prevenir a propagação de doenças. Além disso, mesmo que a gravidade do Covid-19 tenha diminuído, ainda devemos praticar o distanciamento social na medida do possível. Ficar a pelo menos 2 metros de distância de outras pessoas para evitar contato próximo ajudará a reduzir a propagação de germes!