A pressão alta ou hipertensão ocorre quando a pressão do sangue contra as paredes das artérias é demais para elas suportarem. Um aumento nos níveis de pressão arterial pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames, duas das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Uma das melhores maneiras de reduzir o risco é verificar a pressão arterial regularmente. Neste Dia Mundial da Hipertensão, vamos ver como você pode medir sua pressão arterial em casa.
Referida como uma ‘assassina silenciosa’, a hipertensão não apresenta nenhum sintoma significativo. Portanto, muitas pessoas podem não saber que têm hipertensão, a menos que sofram um ataque cardíaco ou derrame. Esse, sem dúvida, não é um cenário ideal. Portanto, é melhor medir seus níveis de pressão arterial regularmente para evitar complicações. Além disso, você não pode ir ao médico toda vez para verificar sua pressão arterial. Portanto, a melhor maneira é ter o equipamento certo para medir a pressão arterial em casa.

Como medir a pressão arterial em casa?
A Health Shots pediu ao Dr. Ashutosh Shukla, Diretor Sênior e Consultor Médico do Max Hospital, Gurugram, para nos ajudar a entender a maneira correta de medir sua pressão arterial em casa. Como é importante verificar seus parâmetros vitais de saúde, aqui está a medida correta de sua pressão arterial em casa.
Leia também: 10 truques rápidos para baixar a pressão alta
1. Escolha o equipamento certo
Você precisará de um monitor de pressão arterial de boa qualidade. Você pode escolher um monitor digital que tenha uma tela que exiba as leituras. Certifique-se de que a braçadeira se encaixe corretamente em seu braço. Evite instrumentos que medem a PA no pulso.
2. Prepare-se para a medição
Antes de medir a pressão arterial, evite fumar, fazer exercícios e ingerir cafeína por pelo menos 30 minutos.
3. Aplique o manguito
Coloque a braçadeira ao redor do braço e ajuste-a para que fique bem ajustada. Certifique-se de que haja mais espaço do que dois dedos entre a braçadeira e o braço.
4. Faça a leitura
Coloque o monitor ao nível do seu coração. Sente-se em sua cadeira e relaxe. Pressione o botão Iniciar no seu monitor. Ele inflará o manguito e liberará lentamente o ar. O monitor exibirá suas leituras de pressão arterial sistólica (número superior) e diastólica (número inferior).
5. Registre os resultados
Não se esqueça de anotar suas leituras de pressão arterial junto com a data e a hora de registrá-las. Acompanhe suas leituras ao longo do tempo e compartilhe-as com seus médicos e siga seus conselhos e medicamentos prescritos.
Conheça seus níveis de pressão arterial
Ao medir sua pressão arterial, você verá dois números aparecerem – um na parte superior e outro na parte inferior. Mas você sabe qual número indica o quê? Dr Shukla compartilha que o número superior é a pressão sistólica e o número inferior é a pressão diastólica. A pressão sistólica mostra a pressão máxima criada em suas artérias e a pressão diastólica é a pressão mínima criada em suas artérias.
Leia também: Sinais de alerta de que sua artéria está bloqueada: veja como prevenir um ataque cardíaco
Aqui estão os níveis normais e aumentados de pressão arterial que você deve conhecer:
- Pressão arterial normal: Pressão sistólica abaixo de 120 mm Hg e pressão diastólica abaixo de 80 mm Hg (menos de 120/80 mm Hg)
- Pressão arterial elevada: Pressão sistólica entre 120 e 129 mm Hg e pressão diastólica abaixo de 80 mm Hg (entre 120/80 mm Hg e 129/80 mm Hg).
Agora que você sabe como são os níveis elevados de pressão arterial, precisa conhecer os estágios da hipertensão e quando deve se preocupar.

hipertensão estágio 1
Uma pressão arterial sistólica entre 130 e 139 mm Hg e pressão diastólica entre 80 e 89 mm Hg (entre 130/80 mm Hg e 139/89 mm Hg).
hipertensão estágio 2
Uma pressão sistólica de 140 mm Hg ou superior e uma pressão diastólica de 90 mm Hg ou superior (140/90 mm Hg ou superior).
Se os seus níveis de pressão arterial aumentarem, você deve consultar seu médico para evitar complicações e manter as doenças sob controle.