Domingo , 28 Maio 2023
Home Dicas Lábios queimados de sol: saiba como prevenir e tratar
Dicas

Lábios queimados de sol: saiba como prevenir e tratar

Labios queimados de sol saiba como prevenir e tratar


Atenção todos os vagabundos de praia, adoradores do sol e entusiastas do ar livre! O verão chegou e é hora de aproveitar o sol. Mas antes de fazer isso, vamos falar sobre uma parte importante da sua rotina de beleza de verão que muitas vezes passa despercebida – seus lábios! Sim, você ouviu direito. Os lábios costumam ser os heróis desconhecidos da nossa rotina de beleza e muitas vezes são esquecidos quando se trata de proteção solar. Enquanto cobrimos o rosto e o corpo com protetor solar, nossos lábios ficam indefesos contra os nocivos raios ultravioleta do sol. Mas não tema, pois estamos aqui com algumas dicas sobre como prevenir e tratar os lábios queimados pelo sol.

Lábios queimados de sol podem parecer algo que não acontece com você, mas não é o caso. Muitas pessoas nem percebem que os lábios podem ficar queimados pelo sol e confundi-los com lábios rachados. Mas há uma diferença entre os dois. Vamos explorar como diferenciar entre lábios rachados e lábios queimados pelo sol.

Lábios rachados vs lábios queimados pelo sol

“Os lábios rachados geralmente são resultado de desidratação, condições climáticas adversas ou lambedura excessiva dos lábios. Lábios queimados pelo sol são normalmente causados ​​pela exposição desprotegida aos raios ultravioleta nocivos do sol, que podem causar dor, inchaço e descamação”, diz o Dr. Sudheendra G Udbalker, Consultor em Dermatologia, Fortis Hospital, Bengaluru.

Lábios rachados são um problema comum que ocorre quando os lábios ficam secos e desidratados. Eles podem ser causados ​​pela exposição ao ar frio ou seco, bem como certos medicamentos e condições médicas. Lábios rachados também podem levar a uma condição chamada queilite, que é uma inflamação dos lábios.

Os lábios queimados pelo sol, por outro lado, são causados ​​pela exposição aos raios ultravioleta do sol. Seus sintomas são vermelhidão, inchaço e dor. Enquanto os lábios rachados podem ser tratados com protetor labial hidratante, os lábios queimados pelo sol requerem um tratamento mais específico para aliviar os sintomas.

lábios rachados vs lábios queimados pelo sol
Saiba a diferença entre lábios rachados e lábios queimados pelo sol. Cortesia da imagem: Adobe Stock

Como prevenir os lábios queimados pelo sol?

Prevenir os lábios queimados pelo sol é a melhor maneira de evitar o desconforto e a dor associados a essa condição. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir os lábios queimados pelo sol:

1. Use um protetor labial com FPS

Assim como você cuida da sua pele antes de sair ao sol, da mesma forma os seus lábios também precisam desse cuidado com o FPS. Procure um protetor labial que contenha um FPS mínimo de 15 e aplique-o generosamente nos lábios antes de sair. Um estudo publicado no Journal of the American Academy of Dermatology (AAD) descobriu que protetores labiais com FPS aumentaram significativamente a proteção dos lábios contra a radiação UV em comparação com protetores labiais sem FPS. Continue aplicando este protetor labial a cada duas horas ou depois de nadar ou suar.

2. Use um chapéu

Um chapéu com aba larga pode ajudar a sombrear o rosto e proteger os lábios do sol. De acordo com o estudo, usar um chapéu com aba de pelo menos 3 polegadas pode reduzir significativamente a quantidade de radiação UV que atinge o rosto e os lábios.

chapéu para proteger os lábios
Sim, o sol danifica os lábios também, então use um chapéu! Cortesia da imagem: Shutterstock

3. Procure sombra

Se possível, fique na sombra nas horas mais quentes do dia, geralmente das 10h às 16h, pois essa é a melhor forma de prevenir qualquer tipo de dano solar.

4. Evite camas de bronzeamento

As camas de bronzeamento também emitem raios ultravioleta, que podem danificar a pele e aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. De acordo com o estudo em AAD, o uso de cama de bronzeamento aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo melanoma.

Leia também: Khloe Kardashian coloca câncer de pele de volta nos holofotes: conheça a doença

Como tratar os lábios queimados pelo sol?

Se você acabar com os lábios queimados pelo sol, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar o desconforto e promover a cura. Aqui estão algumas dicas para tratar os lábios queimados pelo sol:

1. Aplique uma compressa fria

Aplicar uma compressa fria nos lábios pode ajudar a reduzir a inflamação, vermelhidão e dor. Um estudo publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research descobriu que a aplicação de compressas frias pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação associadas a vários tipos de lesões orais, incluindo lábios queimados pelo sol.

2. Beba bastante líquido

Manter-se hidratado é importante para manter a pele e os lábios saudáveis. Beber muitos líquidos pode ajudar a reduzir a secura e a inflamação e promover a cicatrização. De qualquer forma, é aconselhável manter-se hidratado nos meses escaldantes do verão, mas os lábios também precisam dessa hidratação.

3. Evite morder os lábios

Coçar os lábios pode retardar o processo de cicatrização e aumentar o risco de infecção. A constante picada e mordida também pode levar a uma condição chamada queilite, que é uma inflamação dos lábios. O estudo da AAD descobriu que cutucar os lábios pode levar a um ciclo de inflamação e dano que pode ser difícil de quebrar.

4. Use aloe vera

Não há nada mais calmante e refrescante do que o gel de aloe vera. O gel de aloe vera pode ajudar a acalmar a pele inflamada e promover a cicatrização. O gel de aloe vera é eficaz no tratamento de uma variedade de problemas de pele, incluindo queimaduras, feridas e inflamações.

aloe vera para lábios queimados de sol
Aloe vera vai curar seus lábios queimados de sol em um instante! Cortesia da imagem: Shutterstock

5. Evite batom ou brilho labial

Alguns tipos de batom e brilho labial podem conter ingredientes como certos tipos de pigmentos e ceras que podem ressecar ou irritar os lábios. Se você estiver com os lábios queimados pelo sol, é melhor evitar esses produtos até que seus lábios estejam curados.



Source link

Artigos relacionados

5 maneiras de usar o hibisco para o cabelo: corrigir caspa, ressecamento e muito mais

Quando se trata de cuidar de nossos cabelos, a Mãe Natureza sempre...

Como gerir a digestão no verão? Aqui estão 8 dicas para isso

Um alerta de onda de calor foi emitido pelo Departamento Meteorológico da...

Higiene menstrual: como limpar calcinhas menstruais corretamente

O mundo das roupas íntimas de época é onde o conforto encontra...

Como se livrar das rugas do pescoço? Aqui estão 7 dicas para isso

Decotes, também conhecidos como rugas no pescoço ou vincos no pescoço, são...