O movimento, que se tornou viral no TikTok, desafia os usuários a abaixar-se com as pernas cruzadas em uma posição sentada, deslocar-se para a frente sobre os joelhos, balançar para trás em um agachamento profundo e, em seguida, ficar de pé – tudo sem usar as mãos.
@jadcrnogorac Você consegue passar neste teste de condicionamento físico? #fitover40 #fun #fitnesstest ♬ som original – JAD
O teste de condicionamento físico do TikTok é um conjunto desafiador de movimentos, com certeza, mas o fisioterapeuta Jacob VanDenMeerendonk, DPT, não está convencido de que realmente testa muito sobre o condicionamento físico de uma pessoa. Em vez disso, é mais sobre mobilidade.
“Este é um grande desafio de mobilidade, mas não tanto um ‘teste de condicionamento físico’ em si”, diz o Dr. VanDenMeerendonk. “Ser capaz de ficar em pé, sentar e ficar de pé sem o uso de suas mãos me diz como fisioterapeuta que essa pessoa tem grande mobilidade corporal inferior, controle corporal, força central e equilíbrio.”
A mobilidade da parte inferior do corpo é uma ótima coisa para cultivar em geral e, especialmente, se você é um corredor, deseja reduzir a dor lombar ou está tentando se mover com mais liberdade e menos rangido ao redor do mundo. O controle do corpo, a força do núcleo e o equilíbrio também podem ajudar a prevenir lesões – e, você sabe, se sentir melhor na vida diária.
O Dr. VanDenMeerendonk aponta que, na verdade, existe um teste semelhante a esse “teste de condicionamento físico”, estabelecido por um estudo de 2014 como um preditor da longevidade de uma pessoa. É mais simples, mas é ainda mais desafiador. O “teste de sentar e levantar do chão” desafia uma pessoa a se abaixar até o chão em uma posição de pernas cruzadas e, em seguida, voltar a ficar de pé sem o uso das mãos – ou joelhos. É pontuado em 10 e, para cada mão ou joelho que você abaixa, um ponto é deduzido, enquanto as oscilações custam meio ponto. Em um período de acompanhamento de cerca de seis anos, houve mais mortes entre as pessoas com pontuação mais baixa no teste.
“Este teste teve suas limitações, mas amostrou cerca de 2.000 adultos e os resultados foram estatisticamente significativos”, diz o Dr. VanDenMeerendonk.
Portanto, se você quiser se desafiar a descer (e voltar) com facilidade, não é uma má ideia. Se você estiver lutando, o Dr. VanDenMeerendonk sugere trabalhar em exercícios de mobilidade do quadril, tornozelo e tórax (coluna superior), bem como “focar no fortalecimento do núcleo e exercícios de estabilidade da coluna”.
Mas lembre-se de que ser capaz de fazer o “teste de condicionamento físico” viral não diz muito sobre seu condicionamento físico; portanto, se você não conseguir, não se estresse.