Os benefícios para a saúde das sementes de feno-grego fazem dela uma erva especial. É um tempero amplamente utilizado na culinária indiana. Mas também é valorizado por suas propriedades medicinais. Do crescimento do cabelo e digestão à perda de peso e diabetes – os methi são versáteis quando se trata de bem-estar. Se você está pensando em usar sementes de feno-grego para diabetes, pode ser bom observar a quantidade. Curioso, não é? Leia!
Consumir uma grande dose de sementes de feno-grego pode fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam muito, se não forem bem administrados. Portanto, se você está tentando atingir suas metas de perda de peso ou encontrar maneiras de controlar os níveis de açúcar no sangue, saiba como usar as sementes de feno-grego da maneira certa.
Sementes de feno-grego para diabetes
O diabetes é um problema de saúde crescente na Índia e em todo o mundo. O Diabetes Mellitus tipo 2 é uma doença metabólica comum, que afeta a capacidade do corpo de converter alimentos em energia, explica a nutricionista Rashi Chahal.
Quer saber como isso funciona? Bem, o corpo quebra o alimento ingerido durante o processo de digestão em glicose e a libera na corrente sanguínea. À medida que os níveis de açúcar aumentam no sangue, uma mensagem é enviada ao pâncreas para liberar insulina, o que permite que as células do corpo usem glicose como energia.
Ayu, um Journal of Research in Ayurveda, aponta que as fibras solúveis no feno-grego, incluindo a fibra de glucomanano, atrasam a absorção intestinal dos açúcares ingeridos. Além disso, alcalóides como fenugrecina e trigonelina demonstraram possuir ação hipoglicemiante.

Como as sementes de feno-grego ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue?
Diz-se que as sementes de methi ou methi daana têm propriedades antidiabéticas e podem melhorar a resistência à insulina.
Chahal diz: “As sementes de feno-grego são ricas em fibras solúveis, o que ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, retardando a digestão e a absorção de carboidratos. A adição de sementes de feno-grego à dieta pode ter um efeito sinérgico quando combinada com o controle da dieta e exercícios nos níveis de glicose no sangue e HbA1c em jejum. Mas isso pode ter retardado a ocorrência.”
Agora que você conhece alguns benefícios para a saúde das sementes de feno-grego, deixe-nos saber como usá-las
Qual é a melhor maneira de tomar sementes de feno-grego para diabetes
Pessoas com alto índice de massa corporal e que seguem uma dieta com déficit calórico podem ser recomendadas para consumir sementes de feno-grego em pó ou sementes de methi embebidas em água para controlar os níveis de açúcar no sangue ou a resistência à insulina.
Mas sempre há a questão de “quanto feno-grego devo tomar para diminuir o açúcar no sangue?”
De acordo com Chahal, 10 gramas de sementes de feno-grego por dia, quando consumidas diariamente por 4 a 6 meses juntos, demonstraram diminuir a HbA1c e os níveis de açúcar no sangue em jejum.

Um estudo no Journal of Diabetes and Metabolic Disorders encontrou uma correlação entre a suplementação dietética de 10 gramas de sementes de feno-grego por dia em indivíduos pré-diabéticos com menor conversão para diabetes.
Mas aqui está uma palavra de cautela de Chahal: “É melhor monitorar seus níveis de açúcar no sangue de perto, pois o efeito da erva aparece lentamente, e é sempre recomendável manter seu médico ou nutricionista informado. Isso ocorre porque seu especialista em saúde poderá ajustar sua dose de medicamento ou dieta conforme e quando necessário.”
Leia também: Quer manter seus níveis de açúcar no sangue? Coma methi cru e evite diabetes
Efeitos colaterais de sementes de feno-grego para diabetes
O especialista em nutrição diz que, como acontece com outras ervas redutoras de açúcar no sangue, existe o risco de que consumir muito feno-grego pode fazer com que os açúcares no sangue fiquem muito baixos. E todos nós sabemos que o baixo nível de açúcar no sangue é tão preocupante quanto os altos níveis de açúcar no sangue.
Isso pode ser um risco quando as sementes de methi são ingeridas junto com a medicação prescrita. Como resultado, a dose do seu medicamento antidiabético pode precisar ser alterada. Portanto, embora você precise ter cautela contra o consumo excessivo de sementes de methi, também precisa controlar a dieta e seguir um regime de condicionamento físico.