A síndrome do intestino irritável ou SII é um tipo de doença inflamatória intestinal crônica que causa sintomas como constipação, diarreia, dor abdominal, inchaço, dor abdominal, etc. SII, diarreia ou até mesmo doença de Crohn em estágios avançados são desencadeados devido ao alto desequilíbrio de pitta ou alto elemento fogo nos intestinos. A SII geralmente é funcional – causada por certos gatilhos alimentares – ou pode ser psicológica, onde nossos intestinos são acionados por estresse, ansiedade, depressão, estilo de vida ruim ou maus hábitos alimentares. Naturalmente, você deve observar sua dieta se tiver SII.
Você deve sempre ter em mente que seu corpo e intestino são altamente sensíveis a alimentos inflamatórios. Portanto, você deve erradicar alimentos inflamatórios como carne vermelha, frutos do mar, ovos, laticínios, frituras, alimentos picantes e picantes como pimentão, cebola, rabanete e pimenta, de sua dieta.
Recentemente, a especialista em Ayurveda e saúde intestinal, Dimple Jangda, acessou sua mídia social para compartilhar remédios simples para controlar a síndrome do intestino irritável, diarreia e doença de Crohn em estágios avançados.

Remédios caseiros para a síndrome do intestino irritável
Como mencionado anteriormente, nosso intestino é extremamente sensível a alimentos inflamatórios e fatores como o estresse. O especialista considera cortar alimentos inflamatórios de sua dieta e, em vez disso, carregar alimentos refrescantes como melão e frutas adstringentes como maçãs, frutas vermelhas e cerejas. Aqui estão os principais remédios sugeridos pelo especialista para ajudar a reduzir seus sintomas e fazer você se sentir melhor.
1. Conte com sementes de coentro ou sabja embebidas
O especialista sugere mergulhar 1 colher de chá de sementes de coentro durante a noite e beber a água na manhã seguinte com o estômago vazio. Você pode até mastigar as sementes, pois elas têm um efeito refrescante nos intestinos.
Como alternativa, você pode mergulhar 1 colher de chá de manjericão doce ou sementes de sabja durante a noite em uma tigela ou em uma garrafa de água. Eles incham e têm uma camada externa semelhante a um gel. Beba isso durante o dia ou beba pela manhã com o estômago vazio. Tem um efeito refrescante no intestino e reduz a inflamação.
2. Adicione alimentos adstringentes à sua dieta
“Bananas e romãs são duas frutas que ajudam a manter as fezes unidas e ajudam a manter os sintomas de diarreia sob controle. Essas são as duas únicas frutas recomendadas após as refeições para quem sofre desses sintomas. Caso contrário, sugere-se manter uma hora de intervalo entre as refeições e as frutas”, compartilha o especialista.
Leia também: Endometriose e síndrome do intestino irritável: existe uma conexão?
3. A água de coco pode ser um remédio saudável
Você pode carregar água de coco tenra de origem fresca com polpa de coco macia que também tem um efeito refrescante em seus intestinos. Você também deve falar com um médico imediatamente para reverter esses sintomas com ervas e medicamentos.

4. Os probióticos podem ajudar
Todo mundo sabe a importância dos probióticos para um intestino saudável. Eles ajudam a aumentar as boas bactérias no intestino e ajudam a reduzir os sintomas intestinais graves em grande medida. Alguns dos probióticos que podem ser tomados incluem iogurte, missô, kimchi e chucrute.
A linha de fundo
A SII pode ser dolorosa e difícil de lidar. No entanto, você pode usar medidas preventivas para melhorar sua função intestinal, reduzindo os sintomas. Ao controlar o estresse e controlar a ingestão de alimentos, você pode aliviar os sintomas da SII em casa.