Se você acha que muito sódio em seu sistema é ruim para você, você está errado! Acontece que baixos níveis de sódio também podem ser perigosos para sua saúde. O sódio é um eletrólito que auxilia na regulação da quantidade de água em suas células. Níveis anormalmente baixos de sódio são caracterizados por uma condição médica conhecida como hiponatremia. Qualquer coisa abaixo de 135 miliequivalentes por litro (mEq/L) indica baixos níveis de sódio. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Reino Unido, definem hiponatremia como uma condição na qual a concentração de sódio no sangue é perigosamente baixa.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a condição e o que pode fazer para aumentar os níveis baixos de sódio.

Sintomas de hiponatremia
Uma pessoa com baixos níveis de sódio pode apresentar os seguintes sinais e sintomas, de acordo com o NIH:
- Dor de cabeça
- Confusão
- Fadiga
- Nausea e vomito
- Letargia
- Convulsão
Complicações da hiponatremia
Um declínio lento nos níveis de sódio por 48 horas ou mais pode levar a várias complicações em seu cérebro. Outra causa é o rápido inchaço do cérebro, que pode até levar ao coma e à morte se não for tratado. As mulheres em seus anos de pré-menopausa parecem ser mais suscetíveis a danos cerebrais causados pela hiponatremia. Isso pode estar relacionado a como os hormônios sexuais femininos afetam a capacidade do corpo de manter níveis saudáveis de sal, de acordo com as principais autoridades de saúde.
Maneiras naturais de aumentar os níveis de sódio ou prevenir a hiponatremia
Embora o tratamento da condição dependa de sua gravidade, a hiponatremia também pode ser evitada naturalmente. No entanto, isso não significa que essas formas substituam o tratamento médico. Dito isto, vejamos as formas naturais de aumentar os níveis de sódio e manter as doenças afastadas:
1. Consuma alimentos ricos em sódio
Como o sódio é responsável por controlar os fluidos corporais, o volume sanguíneo e a pressão sanguínea, é vital manter os níveis de sódio sob controle. Uma maneira de fazer isso é comer alimentos ricos em sódio. Comer queijo, laticínios, frutos do mar, beterraba, cenoura e aipo são alguns dos melhores alimentos para comer se você quiser incluir mais alimentos ricos em sódio em sua dieta.
2. Aumente a ingestão de sal
O sal é uma fonte dietética de sódio que você pode incluir em sua dieta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão de sal deve ser inferior a 5 gramas por dia. No entanto, consumir muito sal pode ser perigoso para sua saúde, portanto, não consuma mais do que o necessário. Além disso, verifique primeiro com seu médico, especialmente se você tem hipertensão, diabetes, doença renal ou mais.
3. Beba bebidas durante a atividade física
Você tende a suar muito durante uma atividade esportiva? Se sim, você deve beber mais bebidas esportivas que sejam saudáveis e contenham eletrólitos. A transpiração excessiva ou a desidratação podem causar hiponatremia, e essas bebidas contêm uma mistura de nutrientes como açúcar, eletrólitos e água, que podem ajudá-lo a lidar com isso.

4. Beba água com moderação
A água é muito importante para manter os níveis de excesso de sódio em seu corpo. Ter fluidos suficientes em seu corpo irá ajudá-lo com a hiponatremia. No entanto, ser excessivamente hidratado também pode ser um problema. Os melhores indicadores de quanta água você precisa normalmente são a sede e a cor da sua urina. Urina amarela clara é uma indicação de que você não está desidratado e consome bastante água.
5. Abordar a condição médica subjacente
Certas condições médicas subjacentes, como doença renal ou insuficiência adrenal, podem fazer com que seus níveis de sódio caiam. Portanto, a melhor maneira de gerenciar seus níveis de sódio nesses casos é abordando as condições médicas subjacentes com a ajuda de um médico.